domingo, 19 de junho de 2016

Análise de Vídeos - Tema Religião



                                              ANÁLISE DE  VÍDEOS - TEMA RELIGIÃO

9. A Religião e o Fundamentalismo

Análise: Leandro Karnal traz as dissonâncias e concordâncias quanto a Religião, tendo como foco de discussão para o fundamentalismo, seja ele o fundamentalismo religioso ou fundamentalismo ateísta. A explicação dada por Karnal faz um recorte para as religiões monoteístas, com um enquadramento histórico. O vídeo pode ser muito importante para as discussões quanto a interpretação dos sujeitos sociais sobre a vida e a sociedade, e que estes a modificam e por ela são modificados.

10. Michael Löwy: A sociologia marxista da religião

Análise: o vídeo é em si uma aula de pós-graduação da USP, do professor Michael Löwy, sobre a sociologia marxista da religião. Löwy procura elencar diferentes autores que discorrem sobre uma perspectiva marxista quanto a religião. O vídeo contribui de fato para que se faça um recorte sociológico sobre a religião, na teoria marxista.


11. Os números da religião no Brasil

Análise: O vídeo é do canal da revista Galileu, não tão recente (2010), e traz em números a representatividade das diferentes religiões no território brasileiro, isto é, as religiões distribuídas pelo Brasil quantitativamente. O vídeo pode contribuir para a visualização direta da diversidade religiosa do território brasileiro, pode incitar o trabalho com pesquisas de mesma linha no bairro, na família, na escola, para se pensar a existência de pessoas com crenças diferentes das dos alunos, mas ainda assim pertencentes ao mesmo meio social e relacional.

 

12. Líderes Religiosos debatem sobre INTOLERÂNCIA RELIGIOSA


Análise: O vídeo consiste em debate sobre a Intolerância Religiosa entre representantes de diferentes religiões, sendo eles: uma diretora da central organizada de matriz africana, a vice-presidente da associação federativa espírita do Distrito Federal, e um pastor da Assembléia de Deus. Alguns fatores são problematizados ao longo do vídeo e podem ser introduzidos em sala de aula, como: o preconceito, o desconhecimento, o bom senso, o respeito, entre outras questões que permeiam os embates sociais que norteiam a religião, e não apenas a religião, mas diversas questões sociais, políticas, culturais, etc.

13. Midia x Religião

Análise: No programa da Rede Minas, o “Palavra Cruzada”, o apresentador problematiza junto ao filósofo e educador Mário Sérgio Cortella, entre outros convidados do meio midiático, as questões levantadas sobre a relação das religiões, e das igrejas, com os programas televisivos, os telejornais e jornais. As discussões se direcionam para os pontos positivos e negativos da relação das religiões com a mídia. A discussão se mostra muito pertinente par a sala de aula, considerando a relevância dos canais televisivos e virtuais para o cotidiano dos alunos.

14. Cantinho da História 140: A ética protestante em Max Weber


Análise: A historiadora Anna Alaniz expõe uma aula sobre as perspectivas de Max Weber sobre a religião, especificamente as religiões de matriz protestantes, para compreender as dinâmicas da sociedade e as relações do trabalho a partir do pensamento religioso protestante. O livro usado é “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, e, dessa forma, tem-se um recorte sociológico pertinente para trabalhar em sala de aula.

15. ESPECIAL: A intolerância contra as religiões de matrizes africanas no Brasil


Análise: O vídeo publicado pela ONU Brasil traz uma breve discussão sobre a intolerância religiosa, especificamente voltada para a intolerância para com as religiões de matriz africana, no Brasil. O vídeo é muito pertinente, considerando a valorização dada a cultura afrodescendente, além de se tratar de um vídeo recente (Agosto de 2015).

16. Crianças falam o que pensam sobre Religião


Análise: O vídeo traz a perspectiva de crianças, do Oriente Médio, sobre o significado de religião para elas. O vídeo apresenta sua importância tanto por se tratar de um vídeo recente (Setembro de 2015), quanto por possibilitar a discussão sobre os embates políticos e religiosos protagonizados por muitos países do Oriente Médio.

Autoras: Aretha Beatriz Brito da Rocha e Tamires da Silva Oliveira  - PUC CAMPINAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário