domingo, 19 de junho de 2016

Análises de textos para Professores - Tema Religião



 TEXTOS  PARA SUBSÍDIO DO PROFESSOR
TEMÁTICA  - RELIGIÃO

1. Política, espaço e cultura: A ligações entre poder e religião – Paul Claval

Análise: Este artigo trabalha com a dimensão cultural da religião, pensando a relação que se estabelece entre o poder, as crenças e as práticas religiosas e ideológicas. Para isso, discorre sobre fatos políticos e religiosos, as dimensões espaciais do poder, as dimensões espaciais da religião e a relação entre a politica e o papel da religião nesse contexto, pensando também nas questões contemporâneas. Importante para que o professor se aproprie de um conhecimento mais aprofundado e filosófico sobre as questões que envolvem o poder (política, ideologia) e a religião (fé, igreja, reforma), ao mesmo tempo em que adapta o assunto a uma linguagem mais próxima dos alunos, complementando o uso do artigo com outros materiais didáticos.

2. “Ciência” e “Religião”: Construindo os limites – Peter Harrison

Análise: Este artigo também contribui para uma construção mais filosófica e aprofundada, agora de um assunto que sempre foi cercado de controvérsias, divergências, polêmicas e oposições: a relação, ou não, entre ciência e religião. O artigo trabalha, portanto, com tal dualidade pensando em seus processos históricos e sociais, bem como seu reflexo na contemporaneidade. Assim como outros textos que são utilizados para o subsídio do professor, é importante sempre adequá-los a realidade e condição dos alunos que se pretende trabalhar, pensando em formas de adaptar o discurso, sem descaracterizar as ideias principais do material. 



3. Religião, religiosidade e iniciação sexual na adolescência e juventude: lições de uma revisão bibliográfica sistemática de mais de meio século de pesquisas. - Raquel Zanatta Coutinho e Paula Miranda-Ribeiro

Análise: O artigo se desenvolve pela temática religião, e a relação desta com a iniciação sexual na adolescência e na juventude. Considerando que o ensino de sociologia é voltado para o Ensino Médio se torna pertinente material relacionado a um assunto tão recorrente entre os jovens e adolescentes. O texto para ser trabalhado em sala precisaria, possivelmente, ser transposto para a realidade da turma e normas da escola.


 Autoras: Aretha Beatriz Brito da Rocha e Tamires da Silva Oliveira  - PUC CAMPINAS



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