TEXTOS PARA SUBSÍDIO DO PROFESSOR
TEMÁTICA - RELIGIÃO
1. Política,
espaço e cultura: A ligações entre poder e religião – Paul Claval
Análise: Este
artigo trabalha com a dimensão cultural da religião, pensando a relação que se
estabelece entre o poder, as crenças e as práticas religiosas e ideológicas. Para
isso, discorre sobre fatos políticos e religiosos, as dimensões espaciais do
poder, as dimensões espaciais da religião e a relação entre a politica e o
papel da religião nesse contexto, pensando também nas questões contemporâneas. Importante
para que o professor se aproprie de um conhecimento mais aprofundado e
filosófico sobre as questões que envolvem o poder (política, ideologia) e a
religião (fé, igreja, reforma), ao mesmo tempo em que adapta o assunto a uma
linguagem mais próxima dos alunos, complementando o uso do artigo com outros
materiais didáticos.
2.
“Ciência” e “Religião”: Construindo os limites – Peter Harrison
Análise: Este
artigo também contribui para uma construção mais filosófica e aprofundada,
agora de um assunto que sempre foi cercado de controvérsias, divergências,
polêmicas e oposições: a relação, ou não, entre ciência e religião. O artigo
trabalha, portanto, com tal dualidade pensando em seus processos históricos e
sociais, bem como seu reflexo na contemporaneidade. Assim como outros textos
que são utilizados para o subsídio do professor, é importante sempre adequá-los
a realidade e condição dos alunos que se pretende trabalhar, pensando em formas
de adaptar o discurso, sem descaracterizar as ideias principais do material.
3.
Religião, religiosidade e iniciação sexual na adolescência e juventude: lições
de uma revisão bibliográfica sistemática de mais de meio século de pesquisas. -
Raquel Zanatta Coutinho e Paula Miranda-Ribeiro
Análise: O
artigo se desenvolve pela temática religião, e a relação desta com a iniciação
sexual na adolescência e na juventude. Considerando que o ensino de sociologia
é voltado para o Ensino Médio se torna pertinente material relacionado a um
assunto tão recorrente entre os jovens e adolescentes. O texto para ser
trabalhado em sala precisaria, possivelmente, ser transposto para a realidade
da turma e normas da escola.
Autoras:
Aretha Beatriz Brito da Rocha e Tamires da Silva Oliveira - PUC CAMPINAS
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